Você sabe o que um arquiteto faz?
Você sabia que o arquiteto e urbanista é o profissional que projeta e idealiza o espaço ideal para o cliente? O objetivo desse profissional é tornar o projeto arquitetônico funcional, confortável e bonito, que atenda às necessidades de quem utilizará o local. O nosso interesse não é apenas estético, nos preocupamos com a harmonia entre a iluminação, móveis, ventilação para gerar mais conforto e baixo custo da mão da obra qualificada, garantindo a melhor funcionalidade para o local.
Muitas pessoas desconhecem as reais funções de um arquiteto, e é muito comum ficar confuso na hora de procurar e escolher o profissional que pode te orientar, principalmente quando chega aquele dia que pensamos em comprar um apartamento ou apenas reformá-lo, não é mesmo? Mas é importante saber o que realmente, nós, arquitetos podemos fazer para ajudá-lo e o que você deve esperar de um arquiteto. Sendo assim, separei alguns tópicos que vai esclarecer tudo isso:
1) Para conquistar o título de arquiteto, é necessário cursar cinco anos na faculdade de arquitetura e urbanismo. O CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo é responsável por orientar e fiscalizar o profissional.
2) Coordenarmos e coletamos dados referentes aos aspectos físicos, econômicos e outros fatores. Pesquisamos estudos de urbanização que determinam a natureza, amplitude de ritmo de crescimento e desenvolvimento urbano do campus e suas extensões.
3) Assessorar o cliente sobre projetos, reformas e demais necessidades construtivas.
4) Elaborar todo o planejamento da construção definindo materiais, mão de obra e custos para montarmos o cronograma de execução e outros elementos.
5) Acompanhar e gerenciar o processo de aprovação dos projetos arquitetônicos junto aos órgãos vigentes fiscalizadores.
6) Elaborar layouts de placas de obras, inaugurações e comunicação interna do campus.
7) O campo de atuação de um arquiteto envolve toda as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design. 8) Trabalhar seguindo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental.
9) Analisar a melhor maneira de se utilizar um espaço e a disposição de objetos e paredes de forma harmoniosa para não ocorrer a perda desnecessária de terreno.
10) Planejar os espaços, criar artes e cuidar dos detalhes que marcam o local.